sexta-feira, setembro 13, 2002
quarta-feira, setembro 11, 2002
SÓ PRA CONSTAR Todo mundo viu as merdas q aconteceram agora há pouco no Rio. Rebelião no presídio, comércio fechado, escolas metralhadas, essa história toda que já estamos (infelizmente, e bota infelizmente nisso) cansados de ver e ouvir.
Só pra constar: se vc consome drogas vendidas pelo tráfico, vc está colaborando com isso. "Ah, mas a culpa é dos governantes que proíbem a droga!" Não. A culpa é deles também. Mas se não tivesse mercado, não teria tráfico.
É simples assim. Quem consome drogas vendidas pelo tráfico organizado é parcialmente responsável por centenas de mortes. Não durmam com esse peso na consciência; mesmo que vc seja consumidor, defenda a legalização sem colaborar com o tráfico.
É isso. Não estou muito falador hoje...
posted by Heitor 6:05 PM
terça-feira, setembro 10, 2002
O LUTO DO ARCANO 16,
uma análise simbólica dos eventos mundiais.Exatamente um ano atrás, quando assisti às imagens do atentado na TV, o WTC explodindo e tal, logo depois do choque inicial, me lembro de uma pergunta que me veio à cabeça:
Já vi isso antes.
Mas como? Como eu poderia pensar em ter testemunhado uma coisa dakela magnitude, uma catástrofe dakele tamanho, sem precedentes históricos? Um sujeito que não tinha nem 20 anos?
Demorou um tempo pra eu associar. Era daki q eu me lembrava:
O leitor está familiarizado com cartas do tarô? Não? Não adianta eu tentar explicar muito. Essa daí é um Arcano Maior, ou seja, uma das cartas mais "importantes", que representa arquétipos universais, atemporais, etc. Além disso é, provavelmente, a mais temida de todas as cartas do baralho, mais até do que a Morte ou o Diabo.
Pq? Dizem que as cartas, especialmente os Arcanos Maiores, têm muitos significados, alguns bons, outros ruins. Mentira. Cada carta tem um, e somente um significado; só q este não pode, nem deve, ser expresso por palavras. A maneira como as pessoas descrevem-nas, ou como as interpretam, são sempre distorções, parcelas de seus significados totais, usadas apenas para tentar passar adiante o entendimento nato que se tem da imagem. Afinal, são todas imagens fortes, que sempre dizem algo às pessoas... Mas não importa como se interpreta a imagem, ela mostra uma coisa e uma coisa apenas: ruína.
Uma das razões pelas quais os atentados chocaram tanto o mundo, creio eu, é esta: eles atingiram um arquétipo clássico, fortíssimo. Torres são, e sempre serão, símbolos da construção de algo; as Torres Gêmeas eram símbolo da construção do próprio império americano, sua estrutura era símbolo da estrutura do país inteiro. Quando ela caiu, era como se o Império, ou pelo menos a imagem que tínhamos da estrutura dele como inabalável, ruísse junto. Pois uma das principais mensagens da Torre é esta: nada é inabalável, nada é indestrutível.
Também ouço muita gente dizer que ela ensina as pessoas a recomeçar do zero. Isto tbm é besteira: os Arcanos do Recomeço são a Roda da Fortuna e a Morte. Depois que a Torre é destruída, nada surge em seu lugar. O construtor agora deve aprender não a recomeçar, mas a viver sem construir nada, a abandonar os instrumentos terrenos e olhar para o céu.
Ah, é. Afinal, é após a queda da Torre que se inicia a sequência dos ditos Arcanos Celestes: Estrela, Lua, Sol, Julgamento e Mundo. Nenhum deles trata de recomeço. Todos tratam de alguma espécie de Divindade, de algo além deste mundo mundano. E só destruindo a Torre você pode ver o céu.
Isso significa, creio eu, q a Torre clarifica a visão humana, ainda que através de dor e perda. Fora das estruturas pré-concebidas, pode-se enxergar melhor. O mundo todo, mas especialmente os EUA, está tendo a oportunidade de enxergar melhor, de ter uma visão melhor do mundo, e de alcançar a serenidade da Estrela, que é o que naturalmente seguiria à queda da Torre. Mas está negando a oportunidade, tentando reeguer a Torre, voltar ao velho esquema de dominação e conquista, refazer a estrutura.
E isto eu não vejo como pode ser bom. Vou dizer: a Torre é o último Arcano com alguma característica temporal; depois dela, todas as ações tendem à permanência. Um luto agora será um luto "eterno", uma luta agora durará tanto quanto os EUA durarem.
Deviam pensar melhor antes de sair por aí chorando em luto e clamando vingança.
posted by Heitor 6:49 PM
TERRORISMO COM ROBÔS GIGANTES Muito apropriado para a época, apesar de ter sido feito 7 anos atrás, é a série "Gundam Wing", q está sendo transmitida pelo Cartoon Network (46 da Net; é infelizmente só no Cabo, pessoal) todo santo dia, às 17:30 - cá entre nós, um péssimo horário, mas vale a pena sentar para ver e, se bobear, até gravar, como eu tenho feito.
Apesar de passar no horário pós-aulas, apropriado para crianças, e dos robozões coloridos, Gundam Wing não é nem um cisco infantil e, se uma criança assistir, provavelmente não vai entender lhufas. Na verdade, a maioria das pessoas que pegam o desenho no meio do caminho já fica perdida: o desenho mostra uma série de intrincadas manobras políticas, e discorre sobre morte, liberdade e, principalmente, guerra.
A série passa-se num futuro próximo, alternativo, onde a Europa ainda é o centro do mundo, e a humanidade expandiu-se para colônias no espaço sideral. Conta a história de 5 jovens de 15 anos, residentes destas colônias, treinados desde a mais tenra infância como soldados por rebeldes radicais, que são enviados à Terra para tentar, através de manobras de guerrilha, derrubar a Aliança Militar da Esfera Terrestre, órgão criado com a intenção de "manter a segurança no espaço sideral" (vc já não ouviu essa conversa antes?) que acabou governando com mão-de-ferro todas as colônias. Usados como bodes expiatórios por uma Organização secreta de dentro da Aliança, a OZ, que acaba tomando o poder, e rejeitados como renegados pelos seus lares, eles têm de encontrar um novo objetivo, e novos motivos para viver, mesmo sendo apenas soldados que só sabem lutar, num mundo que não os aceita como soldados.
O mais interessante é que, em Gundam Wing, os protagonistas são justamente os terroristas! Apesar de o desenho em momento algum dar plena razão a eles - aliás, não dá muita razão a ninguém - são seus dramas, e os motivos que os levam a fazer o que fazem, os assuntos principais da história. É interessante também, como eles discutem a possibilidade de, no futuro, as máquinas assumirem o papel principal nas guerras - o q é visto negativamente pelos autores! Mas mais interessante ainda é a solução que os heróis acabam encontrando: nem pacifismo absoluto, nem agressão; somente auto-defesa. Esta é, não surpreendentemente, a solução de grande parte da filosofia japonesa, do zen-budismo e das artes marciais.
Isto, é claro, sem contar todos aqueles robôs super-estilosos, as explosões e as magníficas cenas de batalha, que eu simplesmente adoro ;-)
Os únicos defeitos da série são seu excesso de divagação em dados momentos, e a tradução que, em momentos, se confunde, se contradiz e, de maneira geral, passa longe do ideal. Normalmente isto pode ser resolvido acompanhando o mangá, que quase sempre tem versão melhor, mas não é o caso, visto que a série de TV de GW é melhor e muito maior que a HQ. Como se não bastasse, apesar dos dubladores brasileiros costumarem ser excelentes, esta série conta com algumas atuações de voz não muito inspiradas, em especial as de Relena, Noin e Sally, q estão muito chatas. Já os 5 pilotos (quase todos feitos por dubladores de DBZ :-)), Zechs (acredite se quiser: o mesmo de Vegita e Shiryu!) e Une estão excelentes!
Se faz o seu estilo, veja, pois vale cada segundo! Se não faz, ainda assim vale uma arriscada. Vai q vc começa a gostar...
posted by Heitor 4:47 PM
BONILHA X MEGATRON, um pequeno diálogo - Fala malandro!
- Quem disse isso? Apareça!
- Fui eu, ô cara! Pô, tu tá mó sumido, nem apareceu no churrasco da Jú que eu te chamei...
- Ninguém convoca Megatron!
- Ah, mas de todo rumo, cê podia ir lá um dia desses.
- O que você quer?
- Tamo pensando em fazer um enterro dos ossos, se você aparecesse seria legal.
- Mas por que eu faria isso? O que ganho com isso?
- Ah, cê pode beber un goró com a galera, talvez tenha sobrado uma carninha também. Ah, e o Balbi diz que ficou com um livro teu, quer te devolver.
- E...?
- E nada, porra! O cd do Al Yancovich você me deu de presente, agora me pertence!
- EU NÃO PERTENÇO A NINGUÉM!
- Ih, ó o cara, aí. Calma, santa! Num quer ir num vai.
- Se eu ultrapassar as suas defesas no seu próprio transporte, e invadir sua base, vocês serão massacrados!
- Como é? Tá achando que me bate, seu filho da puta? Eu vou te arrebentar de porrada!
- Por que jogar sua vida fora assim, tão despreocupadamente?
- Vou jogar fora é a sua cara feia, sua bicha de metal!
Caem na porrada.
- Eu vou destruir sua ótica!
- Num uso óculos, cego!
Bonilha desce a porrada em Megatron com seu sabre de luz, sua sig commando 552 e seu Gundam Deathscythe.
- Piedade! Por favor eu lhe peço, tenha clemência!
- Isso num tá no meu dicionário, paspalho. Agora, pra finalizar...
Tiquinho surge de repente, ficando entre os dois. Megatron aproveita pra pegar uma arma e disparar várias rajadas em Bonilha.
- Caia! Caia! CAIA!
- ARGH! Tinha que ser o Tiquinho!
(Megatron aproxima-se, aponta a arma para Bonilha)
- Eu esperaria uma eternidade por isso. Terminou o Bonilha!
- NUNCA! - vira-se com uma Desert Eagle apontada pra cara do robozão e descarrega o pente. - HEEEEEADSHOT!!!
Megatron está caído, todo na merda.
- Espere, eu ainda funciono!
- Por enquanto...
E estoura o bicho de porrada até num sobrar nada
_____________________________________________________
É, ninguém brinca com o Bonilha! Quer dizer, talvez uma pessoa de verdade...
posted by Heitor 1:19 AM
segunda-feira, setembro 09, 2002
Resultado do concurso "Adivinhe de Onde vem a Citação" do mês passado:
Tivemos 2 candidatos acertando a primeira citação; ninguém sabia as outras ou, pelo menos, ninguém se deu ao trabalho de se manifestar a respeito.
Citação n°1:
Megatron, em Transformers: O Filme, quando Starscream arremessa Megatron, gravemente danificado, para o espaço sideral, e para a morte (quase) certa.
Citação n°2:
Grahf (Lacan), em Xenogears, RPG eletrônico de Playstation. O vilão pronunciava estes versos oferecendo poder imenso a quem com ele negociasse.
Citação n°3:
Diversos personagens no "Monty Python's Flying Circus". É pronunciada diversas vezes ao longo do programa, sem fazer sentido em nenhuma delas.
posted by Heitor 12:41 AM
Como vocês podem ver, o blog agora está de roupa nova!
Além disso consegui consertar meus arquivos também; o link aí do lado está finalmente funcionando, e vai levá-los direto aos posts mais antigos.
posted by Heitor 8:27 PM
Atualizado quando eu quero e foda-se!
----------------
APOIO:
-----------------
LINKS
Outros Blogs:
O Blog do Lendário Rufus (R. Balbi)
Catarse Virtual (Sabrina)
Leis de Murphy (Carregal)
Blahg! (Raposo)
Onofre Gusmão Comenta (Onofre)
Pop The Cherry (Taty)
Paebolizando com o Miurráuse (Miurráuse)
Bobeatus Fostes... (Alex)
Refresco de Tamarindo (Fábio)
Só Porque Sim (Juliana)
Grupos:
Outros:
The Official Counter-Strike Homepage
Bem-vindos! O blog mudou de hospedeiro, mudou de cara, largando aquela coisa de template temático, mas continua a mesma parada tosca.
BONILHA BLOG não é um projeto, não é uma experiência, é apenas um lugar onde posso escrever publicamente o que quer que ache interessante, para quem quer que ache interessante poder ler.
QUEM É VOCÊ?
Heitor Coelho, na casa dos vinte, atualmente no limbo entre bacharelado e advocacia, magalômano, ponto focal de convergência de interesses esdrúxulos, frequentemente confundido com Hector Bonilla, acredita em dialética, astrologia e robôs gigantes.
Se você tem algum comentário sobre esse blog, ou encontrou algum erro, link defeituoso, etc., por favor mande-me um mail
BREVE:
Xenosaga: Episode 2! Haradrynn! Tao 2! E mais referências pseudo-intelectuais do que você poderia contar nos dedos!
CONTOS DO BONILHA!
PS: Parei com aquela porcaria de legenda, aquilo dava muito trabalho...
CONTOS:
"APRENDIZ DE FEITICEIRO"- este é dos velhos. Magos infestam um futuro apocalíptico(q, aliás, já passou;-)).
"O ARNALDO É LOUCO" - crônica escolar, sobre meu antigo professor de matemática.
"OS DIAS NEGROS DE KRYNN" - ainda mais velho, meu primeiríssimo. D&D puro, se vc num gosta, fique longe.
"DEZ REALIDADES" - coletânea de dez pequenos contos ligeiramente interligados.
"DESCRENÇA EM 6° CÍRCULO" - menos D&D q Dias Negros, mas muito maior. Velhos companheiros de aventura reencontram-se, agora como inimigos.
"É, MAURÍCIO..." - o trágico fim de Maurício Razi?
"A TERRA DA DEUSA FURIOSA" - uma expedição rumo ao desconhecido e um final inusitado.
"NÉVOA PRATEADA" - a sequência de "Aprendiz de Feiticeiro".
"MOLHADO" - um assento de Ônibus molhado e muita realidade consensual.
"MATRIZ" - pequena sequência de estórias passando-se na Casa da Matriz, aki no Rio.(antes q vc pergunte, com personagens fictícios)
"RANDÔMICOS" - a origem de Gericault, andarilho dos olhos prateados, e um breve debate sobre Destino, Acaso e Morte.
"KÉRAMUS E O POTE DE VENTO" - a história do mago mais poderoso de Heshna, e de como ele consegiu encher um pote com vento.
"JUSTIÇA" - conto policial com Shade, um detetive levemente amargo.
"MUUNAITE III, DE PARTI" - 2 amigas batem um papinho na festa mais boyplay da cidade.
"TAO, O NOME" - conheça TAO, o maior jogador de videogame de todos os tempos.
"O SONHO DE TAKASHI" - o primeiro conto lodista! Pode Takashi lembrar-se de seu sonho e sua idéia ao mesmo tempo?
"PISANDRO" - um professor de História relembra sua juventude, seu amor perdido, e suas desavenças com Deus e o Destino.
"O EVANGELHO SEGUNDO K. C." - dois senhores discutem música e religião num futuro próximo. Bom, não tanto.
"NADA DEMAIS" - Nada demais mesmo. Juro.
"TAO - POR QUE LUTAR" - Tao, o rei dos games, revela algo do seu passado, e de como começou a jogar sério.
"BRINQUEDOS" - Os brinquedos de Joãozinho eram especiais: podiam falar e até mesmo brincar sozinhos! Ou será que eles estavam trabalhando?