sábado, setembro 21, 2002
quarta-feira, setembro 18, 2002
UM DOS PEQUENOS ABISMOS Passou pela minha cabeça dia desses.
Muitos abismos na humanidade, muitos. Internos e externos. Mas um dos maiores deles é a diferença entre o pensamento e a ação.
De certa forma já falei disso aki antes, sob o título "realidade=lerdeza", e por isso mesmo quero colocar a coisa dum jeito diferente. Não vou discutir os aspectos do ideal e do real, vou discutir as pessoas.
Vc sabe como queria agir de outra forma. Vc quase nunca faz o q pensa. Vc sabe o que quer fazer, sabe como fazer, sabe quando fazer; chega na hora não faz, faz diferente. Todo mundo é assim. Muitas vezes esse abismo entre pensamento e ação é fruto de interferência externa, muitas vezes não.
Vamos, reflita um pouco. Vc pode ser até mais destemido ou decidido que o normal, mas vc nem sempre faz o que acha melhor. E se prestar muita atenção, logo vai ver um padrão nisso... E vai entender que o seu modo de agir é parte da sua personalidade, parte vindo de nascença, parte formado ao longo dos anos de vida. Pode ser mudado? Com certeza, mas não é fácil e, quase com certeza, a mudança não vai levá-lo mais perto do seu modo de pensar, apenas para um lugar diferente.
Uma das genialidades da astrologia; vc pode falar mal dela o tanto que quiser, mas há um punhado de séculos ela já tinha uma linguagem muito mais interessante para demonstrar esse abismo. Existe o signo solar, a razão. E existe o ascendente, a ação. Pronto. Qtas vezes vc já leu uma descrição do seu signo solar e disse: "mas q besteira, eu não sou assim!" Não é assim, ou não age assim? Tá certo, vc não precisa acreditar q as estrelas ditam o seu destino. Mas aconselho, sinceramente, q aprenda a apreciar a astrologia ao menos como uma sofisticada linguagem metafórica para expressar pessoas.
Outro lugar onde vi uma linguagem pra isso era no velho sistema Storyteller de RPG. Lá na sua ficha de personagem constava: "Natureza: ______" e "Comportamento: ______". Vc pensava em um adjetivo ou substantivo pra preencher cada uma das coisas (o livro básico tinha uns exemplos) e bingo! Lá estava o abismo entre ação e pensamento nele. Pronto pra interpretar. E sem precisar estudar psicologia, já era um baito adianto pra compreender mais o ser humano.
Claro, vc já pensou, não poderia existir alguém, ao menos uma pessoa, q pensasse e agisse da mesma forma? Afinal, é possível ter o mesmo sol e ascendente, a mesma natureza e comportamento, não é? em teoria?
Num sei, não conheci nenhum exemplo ainda. Mas sinceramente, acho q mesmo q tivesse, o Abismo ainda estaria lá, menor, mas presente. No fim das contas, nenhum sistema, por melhor q seja, consegue conter a complexidade humana... no fim das contas, a gente fica sempre sem entender os nossos próprios motivos.
posted by Heitor 11:51 PM
terça-feira, setembro 17, 2002
SEM DIVERSÃO?? Tá certo, diversão não é a coisa mais importante do mundo. Agora, proibir Counter-Strike pra garotada abaixo de 18 anos é sacanagem, e da grossa! Numa boa, o Judiciário e o Legislativo num tem mais o q fazer, não, é?
Muito violento? Como se qquer um não fosse ligar a TV no mesmo horário e ver coisa igual ou pior.
Acho q não preciso nem lembrar que hj em dia, no Rio, se vc tem 16 anos, tem responsabilidade para eleger seus governantes, mas não para jogar CS. Tenha dó.
Enfim, não vou mais falar muito. Isso é emputecedor, e o pessoal da Pad já se encarregou de distribuir argumentos decentes.
posted by Heitor 7:07 PM
DIVERSÃO Sinceramente, não consigo entender esse pessoal que gosta de arte, qquer tipo de arte, só pela diversão.
"Se vou ao cinema, é pra ver uma coisa divertida!"; ou "Não gosto dessa história, é muito triste."; ou, ainda, "que música deprê, só gosto de música agitada"; etc.
Qualé!?
Sinceramente, alguém aí realmente pensa que o único objetivo almejado pela arte, aliás, que o único objetivo almejável ao longo de uma vida, pode ser a diversão? A arte, assim como a vida q ela tenta expressar, é a manifestação de algo mais, algo indefinível, algo que ultrapassa a diversão. Essa manifestação pode se dar de forma divertida, ou não, mas de qquer jeito a idéia é aceitar a arte, assim como a vida, pelo que ela é inteira.
Eu não quero só a comédia, nem só a ação, nem só a aventura. Quero a tragédia, quero o drama, quero o mistério, o suspense, o terror e o épico. Não quero só a música de festa; quero o Rock e o Metal, o choro, o samba, o maracatu e o clássico e a ópera. Quero o realismo, o romantismo, o modernismo, e o barroco. Quero a Era de Ouro, a Era de Prata, de Bronze e de Latão.
E eu não quero só rir, nem só me divertir. Quero chorar e sofrer e ter medo, quero ter angústia e quero amar e quero ser rejeitado, assim como ser aceito. Quero passar pelo sentimento único de transcendência, mas também quero me surpreender com o mundano. Quero liberdade para me prender a quem ou o que eu quiser, ou quem ou o que conseguir me aprisionar. Eu quero certo e errado e nenhum dos dois. Quero bem e mal, e além deles.
Claro que é uma opinião. Claro que não tenho a melhor vida do mundo, mas sinceramente, faço o melhor q consigo com ela. Claro que não temos tudo que queremos, mas até aí, quem iria querer isso?
Diversão só é pouco, e a vida não vem em pedaços. Abracem-na por inteiro.
posted by Heitor 12:28 AM
Atualizado quando eu quero e foda-se!
----------------
APOIO:
-----------------
LINKS
Outros Blogs:
O Blog do Lendário Rufus (R. Balbi)
Catarse Virtual (Sabrina)
Leis de Murphy (Carregal)
Blahg! (Raposo)
Onofre Gusmão Comenta (Onofre)
Pop The Cherry (Taty)
Paebolizando com o Miurráuse (Miurráuse)
Bobeatus Fostes... (Alex)
Refresco de Tamarindo (Fábio)
Só Porque Sim (Juliana)
Grupos:
Outros:
The Official Counter-Strike Homepage
Bem-vindos! O blog mudou de hospedeiro, mudou de cara, largando aquela coisa de template temático, mas continua a mesma parada tosca.
BONILHA BLOG não é um projeto, não é uma experiência, é apenas um lugar onde posso escrever publicamente o que quer que ache interessante, para quem quer que ache interessante poder ler.
QUEM É VOCÊ?
Heitor Coelho, na casa dos vinte, atualmente no limbo entre bacharelado e advocacia, magalômano, ponto focal de convergência de interesses esdrúxulos, frequentemente confundido com Hector Bonilla, acredita em dialética, astrologia e robôs gigantes.
Se você tem algum comentário sobre esse blog, ou encontrou algum erro, link defeituoso, etc., por favor mande-me um mail
BREVE:
Xenosaga: Episode 2! Haradrynn! Tao 2! E mais referências pseudo-intelectuais do que você poderia contar nos dedos!
CONTOS DO BONILHA!
PS: Parei com aquela porcaria de legenda, aquilo dava muito trabalho...
CONTOS:
"APRENDIZ DE FEITICEIRO"- este é dos velhos. Magos infestam um futuro apocalíptico(q, aliás, já passou;-)).
"O ARNALDO É LOUCO" - crônica escolar, sobre meu antigo professor de matemática.
"OS DIAS NEGROS DE KRYNN" - ainda mais velho, meu primeiríssimo. D&D puro, se vc num gosta, fique longe.
"DEZ REALIDADES" - coletânea de dez pequenos contos ligeiramente interligados.
"DESCRENÇA EM 6° CÍRCULO" - menos D&D q Dias Negros, mas muito maior. Velhos companheiros de aventura reencontram-se, agora como inimigos.
"É, MAURÍCIO..." - o trágico fim de Maurício Razi?
"A TERRA DA DEUSA FURIOSA" - uma expedição rumo ao desconhecido e um final inusitado.
"NÉVOA PRATEADA" - a sequência de "Aprendiz de Feiticeiro".
"MOLHADO" - um assento de Ônibus molhado e muita realidade consensual.
"MATRIZ" - pequena sequência de estórias passando-se na Casa da Matriz, aki no Rio.(antes q vc pergunte, com personagens fictícios)
"RANDÔMICOS" - a origem de Gericault, andarilho dos olhos prateados, e um breve debate sobre Destino, Acaso e Morte.
"KÉRAMUS E O POTE DE VENTO" - a história do mago mais poderoso de Heshna, e de como ele consegiu encher um pote com vento.
"JUSTIÇA" - conto policial com Shade, um detetive levemente amargo.
"MUUNAITE III, DE PARTI" - 2 amigas batem um papinho na festa mais boyplay da cidade.
"TAO, O NOME" - conheça TAO, o maior jogador de videogame de todos os tempos.
"O SONHO DE TAKASHI" - o primeiro conto lodista! Pode Takashi lembrar-se de seu sonho e sua idéia ao mesmo tempo?
"PISANDRO" - um professor de História relembra sua juventude, seu amor perdido, e suas desavenças com Deus e o Destino.
"O EVANGELHO SEGUNDO K. C." - dois senhores discutem música e religião num futuro próximo. Bom, não tanto.
"NADA DEMAIS" - Nada demais mesmo. Juro.
"TAO - POR QUE LUTAR" - Tao, o rei dos games, revela algo do seu passado, e de como começou a jogar sério.
"BRINQUEDOS" - Os brinquedos de Joãozinho eram especiais: podiam falar e até mesmo brincar sozinhos! Ou será que eles estavam trabalhando?