quarta-feira, dezembro 04, 2002

 
CREID

Com meu novo gravador de CDs em atividade, estou finalmente podendo fazer discos q gostaria de ter feito faz muuuuito tempo.

O primeiro da lista foi na verdade um mix com as minhas sobras de FInal Fantasy V, VII e VIII, e as músicas instrumentais de "Xenogears - Creid" "Final o q?" vc pergunta; "tá falando dakele filme idiota?". Bom, primeiro, akele filme não é idiota, mas também não é nenhum Final Fantasy, e se vc alguma vez na vida tiver jogado um FF do começo ao fim entendeu o q quero dizer. E estou falando, é óbvio, do jogo de videogame, ou melhor, da série q muito provavelmente é a maior, mais detalhada e bela (é, eu disse bela, sim. "ah, mas é só um videogame idiota" não é argumento; jogue e então venha discutir) q existe - com possível concorrência apenas em Xenogears, ou em Xenosaga, nome da dupla trilogia rebatizada.

Ponto alto e constante de todos os jogos de ambas as séries são suas trilhas sonoras, de tão alta qualidade q fizeram fama para dois compositores neo-clássicos no Japão (Nobuo Uematsu e Yasunori Mitsuda), vendendo uma lavada de CDs com músicas dos jogos quase tão gde qto cópias do jogo em si. Afinal, se vc já gostava da música qdo ela era um bando de apitinhos na sua TV, imagine devidamente instrumentalizada? E o destaque vai mesmo para as execuções em orquestra/banda, muitas ao vivo e reunindo platéias no mínimo consideráveis.

As execuções orquestradas dos FF de Uematsu são mais tradicionais, ainda q já distantes um pouco do clássica-clássico, lembrando muitas vezes trilhas manjadas de cinema; mas brilha mesmo nas músicas com uma pitada de melancolia, como o próprio "Cristal Theme"(tema da séria FF), os temas de cada jogo, q invariavelmente têm um q de melancolia, ou mesmo para os temas mais aclerados que oscilam entre o clamor das espadas e uma tristeza desolaradora (como o "Boss Theme" de FFVI, ou o "The Man With The Machine Gun", do FFVIII). Decididamente, porém, as melhores execuções estão nos arranjos de FF IV - Celtic Moon, q são dotados de uma leveza tão melancólica q beira ao trágico. O início de "Rosa/Theme of Love" é de arrepiar qquer um, a seguir emendando em algo quase dançável, para a seguir matar o ouvinte com uma pinçada de violino q pega no fundo da alma; decididamente a melhor das canções da série.

Mitsuda, por outro lado, é mais inventivo, porra-louca e, diferente de Uematsu, faz questão de arranjar todos seus discos com sua própria banda, a "Millenial Fair". Não é sempre q acerta a mão - qdo lançou uma versão instrumental das músicas de Chrono Trigger, fez uma mistura de jazz meio ácido com músicas q pediam por uma orquestra inteira ressoando a todo o vapor. Não é q não fique interessante, mas é desapontador para fãs como io. Para Secret of Mana já melhorou, fazendo uma única faixa de 50 minutos q mistura ao clássico um progressivo meio floydiano, eletrônico e até uma pitada de new age; um disco com altos e baixos, mas sem dúvida interessante. Sua melhor obra é, sem sombra de dúvida, o "Creid", com músicas de Xenogears - isto pq XG nunca pediu, como Chrono, por uma orquestra. Ele é um jogo bizarro e diferente, com ambientes e situações diferentes, pedindo por arranjos diferentes.

Talvez seja só eu: não gostei das músicas cantadas. Lógico q o Japonês atrapalhou - já ouvi muita gente dizer q tenho q treinar meus ouvidos pra ele, mas já insisti bastante e, nesse caso, num dá - mas acabei por relegar as versões cantadas de Creid ao Abismo. Gravei as 6 instrumentais, q são todas excelentes: a faixa título, um coro cantando lentamente com algum fundo eletrônico e uma atmosfera de Igreja, apesar de bonito talvez o mais fraco deles; Melkaba, um rock com guitarras de fole, percussão forte, guitarras e um coral estridente q, acredite, soa muito maneiro; June Mermaid, uma belíssima melodia q fica primeiro no violão e depois no violino; Dazil, q seria uma mistura melhor de rock com maluquices se não fosse tão metida a árabe; Balto, q evolui de uma melodia mansa ara um folk q chega a lembrar forró, realmente muito original e maravilhoso; e finalmente Lahan.

Esta ultima´, primeira a ser ouvida no jogo, é tema da vila onde o Herói mora, e começa num folk, para assumir uma melancolia muito estranha e ainda assim acelerada, ao contrário de Balto; mas acho q o q me toca mesmo nela é q, apesar de encerrar o CD, é o único e derradeiro momento da estória. Pois o herói, Fei, involuntariamente destrói toda a vila Lahan e sua alegria, e aí começa sua jornada rumo ao abismo - a música parece transmitir toda a alegria q viveu na cidade, e lá no finalzinho dá uma pista da tristeza q vai bater na porta dela. É de matar; pq, especialmente pra quem jogou, akilo soa tão distante, tão "no começo do jogo", e bate uma pena dakela gente toda morta q vc nem tinha dado bola, q vc nem chegou a conhecer direito como os outros personagens da estória...

Não, não comprei nada disso. Custaria mais de 100 pratas e só importando do Japão; peguei tudo qdo o Audiogalaxy ainda era vivo. Hj em dia, não sei se o bosta do Kazaa aguentaria com isso, não, mas quem quiser tentar: recomendo e muito.
posted by Heitor 9:47 PM

 
MAIS DOS VISITANTES


Pois é, agora resolvi me divertir mais um pouco com meus pobres visitantes vindos do google, yahoo e semelhantes.

Primeiro e levemente interessante, temos alguém procurando por "Bonilha Blog", ou é meu amigo e num sabia direito o endereço ou um fã do Chaves q já tinha visto de tudo e decidiu tentar uma novidade.

Temos alguém procurando por "miang", q pode ser um japonês, um jogador de xenogears.

Temos a absurda busca "coletânea de ramsés"! Sinceramente, não sei o q esta está fazendo aki!

Mas a maioria esmagadora de estranhos no ninho estava mesmo atrás de "estórias hentai", ou ainda, "thundercats hentai"!!! Confirmações de q a pornografia, a sacanagem e a fodelança generalizada ainda são o item mais popular da internet inteira - e só eu ter escrito tudo isto aki de novo já vai me valer uma meia dúzia de visitas do gênero, permitindo q eu me divirta mais um pouco:-)))
posted by Heitor 9:04 PM
domingo, dezembro 01, 2002

 
O SABOR DO OCEANO


Essa história de que as coisas nunca aparecem quando as procuramos é muito verdadeira. No outro dia passei horas tentando achar, ou me lembrar da frase/expressão, mais apropriada para uma das respostas aos inúmeros comentários do post de 18/11. Cheguei mesmo a pensar em escrever por antecipação uma das idéias de contos do "Tao" que gira em torno disso, simplesmente pq não conseguia encontrar jeito melhor de dizer.

Agora, enquanto procurava por uma citação sobre a existência de espíritos e deuses no mundo "real", para argumentar a favor dela numa das discussões dos fórums da XGAM, acabei me deparando com o que buscava antes, logo no prefácio ao "Herói de Mil Faces" de Joseph Campbell:

"O prodígio reside no fato de a eficácia característica (...)estar manifesta no mais despretensioso conto de fadas narrado para fazer a criança dormir - da mesma forma como o sabor do oceano se manifesta numa gota ou todo o mistério da vida num ovo de pulga."

Quando escrevo que não há egoísmo em dizer que o homem reflete o Universo e vice-versa, é pq vejo a coisa dessa forma: como o sabor do oceano que se manifesta numa gota; como manifestação do mesmo mistério que se encontra até no mísero ovo de pulga. Dizer isto é ao mesmo tempo engrandecer e rebaixar o homem, tomar para si e destituir-se de todo o mérito.

Nota: é impressionante o qto coisas como sincronicidade estão sempre lá qdo olhamos para elas. Nada mais apropriado do que perder o celular e encontrar citações, ou passar o dia na praia e falar do sabor do oceano.
posted by Heitor 3:01 AM

 

"Eu esperei uma eternidade por isso... atualizaram o bonilha!"

archives

Atualizado quando eu quero e foda-se!

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alguém devia proibir esse tipo de trocadilho idiota.

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Nem todo mundo pode parecer sinistro. A maioria fica apenas... ridícula.

Bem-vindos! O blog mudou de hospedeiro, mudou de cara, largando aquela coisa de template temático, mas continua a mesma parada tosca.

BONILHA BLOG não é um projeto, não é uma experiência, é apenas um lugar onde posso escrever publicamente o que quer que ache interessante, para quem quer que ache interessante poder ler.

 

QUEM É VOCÊ?

Heitor Coelho, na casa dos vinte, atualmente no limbo entre bacharelado e advocacia, magalômano, ponto focal de convergência de interesses esdrúxulos, frequentemente confundido com Hector Bonilla, acredita em dialética, astrologia e robôs gigantes.

Se você tem algum comentário sobre esse blog, ou encontrou algum erro, link defeituoso, etc., por favor mande-me um mail

BREVE:

Xenosaga: Episode 2! Haradrynn! Tao 2! E mais referências pseudo-intelectuais do que você poderia contar nos dedos!

CONTOS DO BONILHA!

O velho Kryptus parece meio cansado... já faz 8 anos q ele estreou um conto meu.

Para você ler online, ou baixar para ler no seu computador. Um estoque permanente de toda minha "extensa" obra literária!

PS: Parei com aquela porcaria de legenda, aquilo dava muito trabalho...

CONTOS:

"APRENDIZ DE FEITICEIRO"- este é dos velhos. Magos infestam um futuro apocalíptico(q, aliás, já passou;-)).

"O ARNALDO É LOUCO" - crônica escolar, sobre meu antigo professor de matemática.

"OS DIAS NEGROS DE KRYNN" - ainda mais velho, meu primeiríssimo. D&D puro, se vc num gosta, fique longe.

"DEZ REALIDADES" - coletânea de dez pequenos contos ligeiramente interligados.

"DESCRENÇA EM 6° CÍRCULO" - menos D&D q Dias Negros, mas muito maior. Velhos companheiros de aventura reencontram-se, agora como inimigos.

"É, MAURÍCIO..." - o trágico fim de Maurício Razi?

"A TERRA DA DEUSA FURIOSA" - uma expedição rumo ao desconhecido e um final inusitado.

"NÉVOA PRATEADA" - a sequência de "Aprendiz de Feiticeiro".

"MOLHADO" - um assento de Ônibus molhado e muita realidade consensual.

"MATRIZ" - pequena sequência de estórias passando-se na Casa da Matriz, aki no Rio.(antes q vc pergunte, com personagens fictícios)

"RANDÔMICOS" - a origem de Gericault, andarilho dos olhos prateados, e um breve debate sobre Destino, Acaso e Morte.

"KÉRAMUS E O POTE DE VENTO" - a história do mago mais poderoso de Heshna, e de como ele consegiu encher um pote com vento.

"JUSTIÇA" - conto policial com Shade, um detetive levemente amargo.

"MUUNAITE III, DE PARTI" - 2 amigas batem um papinho na festa mais boyplay da cidade.

"TAO, O NOME" - conheça TAO, o maior jogador de videogame de todos os tempos.

"O SONHO DE TAKASHI" - o primeiro conto lodista! Pode Takashi lembrar-se de seu sonho e sua idéia ao mesmo tempo?

"PISANDRO" - um professor de História relembra sua juventude, seu amor perdido, e suas desavenças com Deus e o Destino.

"O EVANGELHO SEGUNDO K. C." - dois senhores discutem música e religião num futuro próximo. Bom, não tanto.

"NADA DEMAIS" - Nada demais mesmo. Juro.

"TAO - POR QUE LUTAR" - Tao, o rei dos games, revela algo do seu passado, e de como começou a jogar sério.

"BRINQUEDOS" - Os brinquedos de Joãozinho eram especiais: podiam falar e até mesmo brincar sozinhos! Ou será que eles estavam trabalhando?