sexta-feira, abril 04, 2003
quinta-feira, abril 03, 2003
Ainda não entendi a lógica por trás dos resultados deste teste (provavelmente nenhuma), o q não é problema nenhum, pq só pela originalidade ele já valeu à pena.
Que palavrão você é?
posted by Heitor 2:12 AM
terça-feira, abril 01, 2003
INDO A ALGUM LUGAR
Depois q acabei o Pêndulo de Foucalt, andei tomando coragem e catando a Crítica da Razão Pura pra acabar com dois dos meus temores de uma vez. É, eu sei q não tem nada de assustador em nenhum deles, mas qdo os tentei ler pela primeira vez, o primeiro faz um tempo danado, o segundo uns 3 ou 4 anos, as primeiras páginas me desanimaram tanto q eu larguei e evitei os dois até hj (alguém estava falando em bons começos, hein? Acho q o Eco e o Kant não eram Arianos:-)...). Como o Pêndulo acabou revelando-se um livro excelente e, se quer saber, até mesmo leve, com uma pegada bem-humorada apesar do assunto sério, meio q rindo dakeles templários otários e suas diabolices, saquei o Kant da minha estante e resolvi de começar a ler o bicho (estamos em Áries, não? Hora de começos...)
Estou muito feliz de tê-lo feito. Não vou dizer q ele é o sujeito mais expressivo do mundo - na verdade, acho q devia ter sérios problemas de comunicação, pq seu texto é mesmo chato feito o Inferno. Estou indo muuuuito devagar, 3 páginas por vez, para pra pensar, avalia o q o homem diz, volta, lê de novo... E tbm não sei até q ponto concordo com a lógica pela qual ele chega nessa história de conhecimento a priori (Deus, como ele bate nessa tecla, é tudo "a priori" isso, "a priori" aquilo, pior q isso só o raio da crítica propriamente dita), mas vou te dizer q o olhar dele sobre o tempo e o espaço é primoroso. Ele é decididamente uma pedra fundamental do q se pensa hj (correção: do q as pessoas inteligentes pensam e dizem hj).
Agora o q me surpreendeu e me fisgou mesmo foi essa passagem aki:
"A crítica da razão conduz, por fim, necessariamente, à ciência; o uso dogmático da razão sem crítica conduz, pelo contrário, a afirmações infundadas, que sempre podem ser contraditadas por outras não menos verossímeis, o que conduz ao ceticismo."
Essa eu parei pra reler inúmeras vezes. Há anos vejo gente se dizendo orgulhosa de ser cética, q o ceticismo é bom pra ciência - e como sempre achei o ceticismo uma grande burrice, antes sem saber o pq, depois sabendo, muitas vezes busquei erros na própria ciência ao invés de no ceticismo em si. Q burrice a minha! Não é q a ciência seja perfeita, tem lá seus defeitos... mas o ceticismo não tem necessariamente nada q ver com ela! Se seguirmos o raciocínio de Kant, podemos ver q ele na verdade deriva... do dogmatismo e da falta de crítica - mais especificamente auto-crítica. Da incapacidade de aceitar o novo e diferente elevado a um extremo pseudo-racionalista paranóico, quase niilista até: ora diabos, já sei tudo q preciso, minha realidade está segura, não preciso de ninguém mexendo nela.
Taurinícies! E ainda tenho q ouvir falácias destes auto-denominados bravos da ciência de q o ceticismo é parte da auto-crítica! Blah! O ceticismo parte de uma base segura de crenças q não pode jamais ser contestada; sem tal base é impossível formular as perguntas q desmoralizarão os supostos "inimigos da ciência". O método científico exige crítica e uma tentativa de se chegar à neutralidade, mas o ceticismo não é neutro, é derrotista, negativista a priori (argh, eu escrevi isto! Droga Kant, vc viciou minha escrita! NÃAAO!), desconstrutivo. Ser científico significa observar e analizar com empenho todos os fenômenos antes de aceitá-los ou rejeitá-los, e não rejeitá-los até q se prove o contrário!
Muitas vezes tenho a impressão de q existe apenas para satisfazer as necessidades sádicas de grupos de pessoas q se divertem tirando a graça das coisas, inclusive da própria ciência. No final das contas, ele não leva a lugar nenhum, e a idéia é ir a algum lugar, nem q seja só pelo prazer do passeio...
Ah, só pra arrematar:
TOME ISSO, CARL SAGAN! Kant matou vc um século e meio antes de vc nascer, em apenas um parágrafo! Espero q vc esteja CONVULSIONANDO no túmulo por isso! MWAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!
Você não Hume. Não tudo bem, vc inventou essa palhaçada mas até q era gente boa. Acho. Ah, na dúvida tenha só uns espasmos e ficamos por isso mesmo. Isso, tá bom, chega.
posted by Heitor 10:05 PM
Eis um sujeito q visitou este blog e deve ter-se desapontado incrivelmente (extraído de uma busca no google):
"BONILHA BLOG:
... de mim mesmo, ele era a única coisa presente que tinha vindo de Curitiba em 88 ... e
indo pro trabalho; à noite há menos carros, muitas prostitutas, eo comércio ...bonilha.blogspot.com/ - 63k - Em cache - Páginas Semelhantes "
hehehehe tenho q tomar cuidado pra parar de blasfemar minha cidade natal qdo falo!
posted by Heitor 9:15 PM
Atualizado quando eu quero e foda-se!
----------------
APOIO:
-----------------
LINKS
Outros Blogs:
O Blog do Lendário Rufus (R. Balbi)
Catarse Virtual (Sabrina)
Leis de Murphy (Carregal)
Blahg! (Raposo)
Onofre Gusmão Comenta (Onofre)
Pop The Cherry (Taty)
Paebolizando com o Miurráuse (Miurráuse)
Bobeatus Fostes... (Alex)
Refresco de Tamarindo (Fábio)
Só Porque Sim (Juliana)
Grupos:
Outros:
The Official Counter-Strike Homepage
Bem-vindos! O blog mudou de hospedeiro, mudou de cara, largando aquela coisa de template temático, mas continua a mesma parada tosca.
BONILHA BLOG não é um projeto, não é uma experiência, é apenas um lugar onde posso escrever publicamente o que quer que ache interessante, para quem quer que ache interessante poder ler.
QUEM É VOCÊ?
Heitor Coelho, na casa dos vinte, atualmente no limbo entre bacharelado e advocacia, magalômano, ponto focal de convergência de interesses esdrúxulos, frequentemente confundido com Hector Bonilla, acredita em dialética, astrologia e robôs gigantes.
Se você tem algum comentário sobre esse blog, ou encontrou algum erro, link defeituoso, etc., por favor mande-me um mail
BREVE:
Xenosaga: Episode 2! Haradrynn! Tao 2! E mais referências pseudo-intelectuais do que você poderia contar nos dedos!
CONTOS DO BONILHA!
PS: Parei com aquela porcaria de legenda, aquilo dava muito trabalho...
CONTOS:
"APRENDIZ DE FEITICEIRO"- este é dos velhos. Magos infestam um futuro apocalíptico(q, aliás, já passou;-)).
"O ARNALDO É LOUCO" - crônica escolar, sobre meu antigo professor de matemática.
"OS DIAS NEGROS DE KRYNN" - ainda mais velho, meu primeiríssimo. D&D puro, se vc num gosta, fique longe.
"DEZ REALIDADES" - coletânea de dez pequenos contos ligeiramente interligados.
"DESCRENÇA EM 6° CÍRCULO" - menos D&D q Dias Negros, mas muito maior. Velhos companheiros de aventura reencontram-se, agora como inimigos.
"É, MAURÍCIO..." - o trágico fim de Maurício Razi?
"A TERRA DA DEUSA FURIOSA" - uma expedição rumo ao desconhecido e um final inusitado.
"NÉVOA PRATEADA" - a sequência de "Aprendiz de Feiticeiro".
"MOLHADO" - um assento de Ônibus molhado e muita realidade consensual.
"MATRIZ" - pequena sequência de estórias passando-se na Casa da Matriz, aki no Rio.(antes q vc pergunte, com personagens fictícios)
"RANDÔMICOS" - a origem de Gericault, andarilho dos olhos prateados, e um breve debate sobre Destino, Acaso e Morte.
"KÉRAMUS E O POTE DE VENTO" - a história do mago mais poderoso de Heshna, e de como ele consegiu encher um pote com vento.
"JUSTIÇA" - conto policial com Shade, um detetive levemente amargo.
"MUUNAITE III, DE PARTI" - 2 amigas batem um papinho na festa mais boyplay da cidade.
"TAO, O NOME" - conheça TAO, o maior jogador de videogame de todos os tempos.
"O SONHO DE TAKASHI" - o primeiro conto lodista! Pode Takashi lembrar-se de seu sonho e sua idéia ao mesmo tempo?
"PISANDRO" - um professor de História relembra sua juventude, seu amor perdido, e suas desavenças com Deus e o Destino.
"O EVANGELHO SEGUNDO K. C." - dois senhores discutem música e religião num futuro próximo. Bom, não tanto.
"NADA DEMAIS" - Nada demais mesmo. Juro.
"TAO - POR QUE LUTAR" - Tao, o rei dos games, revela algo do seu passado, e de como começou a jogar sério.
"BRINQUEDOS" - Os brinquedos de Joãozinho eram especiais: podiam falar e até mesmo brincar sozinhos! Ou será que eles estavam trabalhando?