sexta-feira, maio 16, 2003
quinta-feira, maio 15, 2003
OOOPS Uma errata... devo uma pitada de desculpas ao Globo. Os dados sobre a dívida não são deles, foram divulgados pelo próprio governo... e eles mesmos, no editorial de hoje, mais uma vez falaram a favor da reforma, talvez pra buscar mandar por água abaixo minha teoria de que teriam algum interesse em criticá-la agora, numa súbita mudança de rumos.
Agora, o Globo ainda me deve desculpas quanto à sua reportagem, que, exceto por algumas linhas (precisamente as que eu pulei ontem), omitiu o fato de que foi o próprio Ministério da Previdência quem deu a cara à tapa, coisa que nenhum outro Ministério fez ao longo das últimas décadas. Não muda o fato de que essa reforma é uma grande sacanagem, mas pelo menos estão mostrando de quem é a culpa (i.e.: deles mesmos e dos anteriores). Menos mal... e se eu não tivesse passado os olhos pelo Jornal do Comércio (que fez uma reportagem muuuuuito melhor a respeito), jamais saberia.
posted by Heitor 4:26 PM
terça-feira, maio 13, 2003
GÊNESE ESPONTÂNEA
Eu li o Globo hoje e não estou me aguentando - não sei exatamente de quem estou com raiva, mas estou - e vc, se viu, possivelmente tbm ficou com raiva, talvez não pelos mesmos motivos que eu. "Dívida da Previdência é o Dobro do Rombo".
A princípio, como eu estava distraído por, sei lá o que, pela vida, ninguém lê o jornal como se estivesse lendo algo realmente importante, então demorei a perceber do que eles estavam falando. Lá pelas tantas, quando entendi (na parte onde li que empresas e sociedades diversas deviam milhões à previdência), a primeira coisa que me veio a cabeça foi "ah, então é dessa velharia que estão falando"?
Não é que eu não tenha ficado puto. Toda vez que escuto que o dinheiro de milhões de brasileiros tá indo pro cofres de uns poucos, públicos ou privados, eu fico puto, nem sempre muito, mas puto. Agora, com essa história da dívida da previdência, eu tenho ficado puto desde que tenho idade pra entender do que se trata, o q na verdade não tem taaaaaanto tempo assim e, comparado com o tempo que levou pra acumular essa dívida monstruosa, não é nada. Pq a dívida da previdência se acumula desde a criação da mesma, e é justamente a dificuldade do trânsito de informação numa escala macro que nos impede de ver claramente o tamanho da filhadaputagem (ou seria filhadaputice?).
A escala micro ajuda, e de uma maneira mais divertida. Suponha que vc tem um amigo chamado Previdência (Previ pros amigos); ele é novo no pedaço, mas parece ser confiável, tem um sorriso aberto, um aperto de mão firme... Previ chega um belo dia e te faz uma proposta. "Meu chapa, sabe, um dia vosmicê ficará velho e de saco cheio desse seu trabalho de merda. Que me diz do seguinte: cada mês você me repassa um tantinho, qdo vc estiver velho, isso já vai ter virado uma montanha de dinheiro, e passa a ser o seu salário!" "Sei não... tem certeza que isso funciona?" "Mas é claro rapá, já está funcionando com uns outros amigos meus, mais velhos que vc, até."
Vc topa, ano vai, ano vem, belo dia vc encontra com o Previ, que andava meio sumido. "E aí Previ, como anda minha montanha de dinheiro?" "Emprestei pro dono da fábrica de sapatos." "Hein???!!!" "Fica frio, rapá, isso vai voltar valorizado, e nós ainda vamos ter aquecido a economia. Confia em mim."
Muito tempo depois, vc vai até o Previ pra pegar o seu dinheiro pela primeira vez, e volta um bocado menos. "Ué, cadê o resto?" "Sabe o que é, o Zé Manoel - " "Zé Manoel? Que Zé Manoel?" "Aquele da sapataria. Ele está bem encrencado, não conseguiu pagar..." "E eu com isso???" "Paciência, rapá, vc ainda vai receber o seu dinheiro, e vai dar todos akeles empregos, movimentar a economia, uma beleza." "Mas." "Aguarde e confie."
Vc aguarda lá mais uns anos, até o dia em que seu salário vem fatiado em 1/3, depois de ter atrasado, sei lá, bote uns meses aí. Quando você vai reclamar com o Previ, ele lhe diz que o Zé (da sapataria, akele amigo meu, lembra?), caramba, o Zé tá indo às mil maravilhas rapaz, a sapataria virou uma multi-nacional, tem negócio até em tokelau. Tokelau! "Mas e eu, Previ, e eu!?!" "Ah, meu chapa, vc sabe que não posso cobrar essas coisas do Zé. As ações desvalorizam, dá uma fuga de capital dos infernos, vou jogar um monte de gente na rua, chapa - todos akeles pobres trabalhadores..." "Porra mas e eu com isso??!!" "fazer o que, meu chapa? Está feito, está feito, a vida é assim mesmo: pagam os justos pelos pecadores, e pela minha nova reforma aki, esse vai ser o seu salário o resto da vida. Mas fazeroque? Demitir os pobrezinhos homens da sapataria? toda akela gente no olho da rua..." "é, acho que vc tem razão." Ah, se tenho. Vc tem que pensar no conjunto, meu chapa, no bem comum. fazer o que?"
Nada muito diferente do que acontece no Brasil em sua escala macro: a causa do rombo da previdência não é o aumento do número de aposentados, nem a crise econômica, nem porra nenhuma disso. A culpa é da cambada de filhos da puta que distribuiu esse dinheiro como se fosse bala juquinha, dando a quem quisesse, administrou como uma bicha promíscua administra a própria bunda.
Agora, se eu, que sou uma besta quadrada, já tenho uma noção disso há anos e anos, que dirá os camaradas do nosso encarecido jornal O Globo - ainda mais usando dados de tamanha precisão, cada vírgula contabilizada... Rapazeada, esta matéria estava engavetada há tempos. E o que todo mundo possivelmente vai esquecer, é que uma dívida desse tamanho levou décadas pra ser feita; décadas de administração vergonhosa, que estão culminando numa tentativa vexada de sarar o machucado sem tocar na ferida.
Mas o que me dá mais raiva, mais raiva mesmo, é isso: como pode um jornal ter dados tão precisos e nunca, NUNCA ter divulgado nada? Pq só agora eles nos fornecem essa dívida em detalhes, como se ela tivesse surgido ontem de manhã (fico imaginando o Ricardo Benzoinido, terminando seu café da manhã e gritando: "O Lula, tem uma tal de dívida aki querendo falar contigo")? Jogando a batata quente em cima do governo Lula? Então pq só agora, pq não ferraram com ele antes da eleição, como de costume? E de todo jeito, como uma raça de filhadaputa dessa se julga no direito de manipular a informação desse jeito, forjar impressões, divulgar as coisas quando bem lhes interessa??!!
"É uma merda mermo..."
posted by Heitor 10:37 PM
PRONTO, PRONTO... O playstation 2 não sugou minha alma (ainda), e após algum detonar Xenosaga Ep. 1, e muito esforço, arranjei um novo e (quem sabe) mais seguro servidor para as gravuras e os contos, de maneira q este blog recuperou sua integridade visual, e deve voltar aos trilhos, ou algo próximo deles.
Estou devendo pelo menos uns comentário sobre Touro, o signo seguinte, e um review sobre Xenosaga... ah, q mané review, quem eu estou querendo enganar? ainda devo escrever pra caralho sobre esse jogo! Não é Xenogears, mas é o melhor RPG do ano, por baixo!
Vejo vcs com mais frequência agora!
posted by Heitor 2:52 AM
Atualizado quando eu quero e foda-se!
----------------
APOIO:
-----------------
LINKS
Outros Blogs:
O Blog do Lendário Rufus (R. Balbi)
Catarse Virtual (Sabrina)
Leis de Murphy (Carregal)
Blahg! (Raposo)
Onofre Gusmão Comenta (Onofre)
Pop The Cherry (Taty)
Paebolizando com o Miurráuse (Miurráuse)
Bobeatus Fostes... (Alex)
Refresco de Tamarindo (Fábio)
Só Porque Sim (Juliana)
Grupos:
Outros:
The Official Counter-Strike Homepage
Bem-vindos! O blog mudou de hospedeiro, mudou de cara, largando aquela coisa de template temático, mas continua a mesma parada tosca.
BONILHA BLOG não é um projeto, não é uma experiência, é apenas um lugar onde posso escrever publicamente o que quer que ache interessante, para quem quer que ache interessante poder ler.
QUEM É VOCÊ?
Heitor Coelho, na casa dos vinte, atualmente no limbo entre bacharelado e advocacia, magalômano, ponto focal de convergência de interesses esdrúxulos, frequentemente confundido com Hector Bonilla, acredita em dialética, astrologia e robôs gigantes.
Se você tem algum comentário sobre esse blog, ou encontrou algum erro, link defeituoso, etc., por favor mande-me um mail
BREVE:
Xenosaga: Episode 2! Haradrynn! Tao 2! E mais referências pseudo-intelectuais do que você poderia contar nos dedos!
CONTOS DO BONILHA!
PS: Parei com aquela porcaria de legenda, aquilo dava muito trabalho...
CONTOS:
"APRENDIZ DE FEITICEIRO"- este é dos velhos. Magos infestam um futuro apocalíptico(q, aliás, já passou;-)).
"O ARNALDO É LOUCO" - crônica escolar, sobre meu antigo professor de matemática.
"OS DIAS NEGROS DE KRYNN" - ainda mais velho, meu primeiríssimo. D&D puro, se vc num gosta, fique longe.
"DEZ REALIDADES" - coletânea de dez pequenos contos ligeiramente interligados.
"DESCRENÇA EM 6° CÍRCULO" - menos D&D q Dias Negros, mas muito maior. Velhos companheiros de aventura reencontram-se, agora como inimigos.
"É, MAURÍCIO..." - o trágico fim de Maurício Razi?
"A TERRA DA DEUSA FURIOSA" - uma expedição rumo ao desconhecido e um final inusitado.
"NÉVOA PRATEADA" - a sequência de "Aprendiz de Feiticeiro".
"MOLHADO" - um assento de Ônibus molhado e muita realidade consensual.
"MATRIZ" - pequena sequência de estórias passando-se na Casa da Matriz, aki no Rio.(antes q vc pergunte, com personagens fictícios)
"RANDÔMICOS" - a origem de Gericault, andarilho dos olhos prateados, e um breve debate sobre Destino, Acaso e Morte.
"KÉRAMUS E O POTE DE VENTO" - a história do mago mais poderoso de Heshna, e de como ele consegiu encher um pote com vento.
"JUSTIÇA" - conto policial com Shade, um detetive levemente amargo.
"MUUNAITE III, DE PARTI" - 2 amigas batem um papinho na festa mais boyplay da cidade.
"TAO, O NOME" - conheça TAO, o maior jogador de videogame de todos os tempos.
"O SONHO DE TAKASHI" - o primeiro conto lodista! Pode Takashi lembrar-se de seu sonho e sua idéia ao mesmo tempo?
"PISANDRO" - um professor de História relembra sua juventude, seu amor perdido, e suas desavenças com Deus e o Destino.
"O EVANGELHO SEGUNDO K. C." - dois senhores discutem música e religião num futuro próximo. Bom, não tanto.
"NADA DEMAIS" - Nada demais mesmo. Juro.
"TAO - POR QUE LUTAR" - Tao, o rei dos games, revela algo do seu passado, e de como começou a jogar sério.
"BRINQUEDOS" - Os brinquedos de Joãozinho eram especiais: podiam falar e até mesmo brincar sozinhos! Ou será que eles estavam trabalhando?