quarta-feira, maio 21, 2003
MANTENDO Eu devia ter adivinhado que essa parte ia ser mais difícil.
E aposto que muita gente ia concordar comigo: começar é fácil, eu começo também. dar sequência, ficar firme no negócio, ah isso não é pra qualquer um.
Pode ser verdade, pode não ser, mas se em algum momento vc concordou com o escrito acima, ou mesmo chegou a pensá-lo antes de ler, saiba que era sua parte taurina dando um palpite.
TOURO
Polaridade: Passivo (negativo, yin, "feminino", coletivista)
Tipicidade: Fixo (mantenedor, estável)
Elemento: Terra (Padrão)
Regente: Vênus (Afrodite)
Não me dá muito gosto falar de Touro. E também não me é fácil fazê-lo, e impossível fazê-lo com distância ou neutralidade. Pois Touro é a vida consciente de si, e a vida preservando a si, Touro é a separação entre "bom" e "ruim" e a opção pelo "bom", é o mundo objetivo, estável e imutável; é tudo de gostoso e de doce que não queremos que vá embora, tudo a que nos agarramos na vã esperança de que vá durar para sempre, de que existe o eterno, de que os castelos que construímos irão nos proteger de todo o "ruim" - e é tudo que se opõe a escorpião, signo natal e favorito do figura que lhes escreve.
Portanto pré-desisto da neutralidade, nem busco ela. Não vou com a cara de Touro, nem de boa parte do que ele representa; verdade que tenho um punhado de bons amigos taurinos ou com um péa mais no signo, e pensando bem mesmo, não me importo. Minha divergência com este 2° signo é num plano conceitual, e não de atitude ou de convivência; mais especificamente no plano da comunicação mesmo (traduzindo pra astrologia: um extremamente impiedoso Mercúrio em Escorpião). É difícil pra mim falar bem de Touro mesmo quando eu quero, o que não é frequente. Portanto, perdoem os eventuais desrespeitos e sarcasmos com Touro e os taurinos, vou até tentar escapar deles, mas - que se há de fazer? Somos prisioneiros de nós mesmos...
Enfim, visualizemos Touro. Vc, nenê de 1 ano e pouco, acaba de aprender a andar e falar, o que, digamos, ajuda um pouco a compreender que nem tudo no universo é parte do seu próprio ego. Adeus Áries. Vc também entende que o mundo é feito de: 1. Você mesmo; 2. Outras coisas, o que é uma revolução em toda sua visão de mundo e o leva a uma nova percepção, de que as "outras coisas" podem ser: 1. Boas, que são docinhas, quentinhas, gostosas, etc. 2. Ruins, que machucam, doem, são amargas, incômodas, etc. As coisas boas vc, que não é bobo, apropria como suas; as ruins vc atribui a alguém (que levará a culpa pela existência dela e todo o "mal" que ela lhe causou; ou então em última instância será considerada como fonte do mal, num surto de animismo - ie.: "tomada ruim, muito ruim, aiaiai!"). Se alguém te afast das coisas boas, ele é ruim, se te dá ou aproxima de uma coisa boa, é bonzinho, se te dá uma coisa ruim - vá seguindo o raciocínio. Claro, mais tarde vc cresce e percebe lá uma série de outros aspectos, e, esperançosamente, abandona essa divisão primária, ainda que necessária.
O negócio do Taurino, ou melhor, da parte taurina das pessoas, que pode ser grande ou pequena, é que ele, pela sua própria natureza, nunca passa dessa fase. Ele fica pra sempre apegado às coisas "boas", fugindo das "ruins", abrigando-se do mal, preservando a sua parte, e esperançosamente acreditando que, de alguma forma, é possível salvaguardar-se de todo o "mal", abrigar-se, nunca ceder, nunca mudar, de jeito ou de opinião, nunca provar o amargo, nunca sentir dor ou tristeza; e viver pra sempre confortável.(vamos lá, eu vou dizer de novo: o signo de Touro não é o equivalente aos nativos do signo de Touro; estes são, como todo ser humano, formados por todos os signos em diversas quantidades e qualidades. O signo de Touro não passa de uma abstração intelectual)
Conforto é mesmo uma palavra-chave para Touro: ao perceber que ele é uma entidade separada do cosmos, e percebendo o passar do tempo e as diversas alterações que ele provoca na vida, Touro entende que não é só preciso lutar para se criar, ou para se dar início a algo, mas tanto ou mais para manter o que foi criado. E, necessário admitir, isso ele faz como nenhum outro: ninguém melhor para cria uma casa (e com isso quero dizer um lar, não necessariamente a casa em seu projeto arquitetônico, etc - se bem que taurinos costumam ser bons nisso também), manter uma estalagem, hotal, fazenda, ou uma coleção, do que um Taurino. Ah, sim, taurinos são excelentes colecionadores, os mais exímios do zodíaco - enquanto tomam uma coisa como boa, e como pertencentes a eles mesmos, irão defendê-la com todas as forças, e contra todo "mal". Ele preza o muito que tem, o que adquiriu, e embora isso possa mesmo gerar a famosa ganância (que como a gula, é Taurina), mesmo nos taurinos mais generosos pode-se perceber um ar misto de tristeza e preocupação, toda vez que se separa de algum item querido. E mesmo que você o substitua ou troque por algo equivalente, não será a mesma coisa, pois o importante para o taurino é que aquela é a sua coleção, do jeitinho que ele gosta, como ele conquistou, preparou e arrumou.
E é claro, você já deve ter percebido como Touro valoriza o concreto, o material, aquilo que pode sentir, ver, tocar e, em última instância, possuir (ou afastar), de maneira clara, simples, fácil, direta. Ele é um signo de Terra, e como todo signo de terra, Touro não gosta daquilo que não é concreto, palpável; mas muito mais do que os demais signos do elemento, ele aprecia não só o concreto, mas também o concreto rígido, imutável, certo, objetivo. Pode-se dizer que Touro não tem olhos para o que não brota do solo: o mundo onde vive é feito de valores simples: segurança, prazer, conforto, certeza são coisas desejáveis. O incerto, dúbio, instável, desconfortável são ruins, indesejáveis e devem ser etiquetados como ruins, maus e perversos. Fora abstrações, adeus ironia, sarcasmo, ideais... Touro não tem tempo pra essa bobajada. (eu tinha avisado sobre o sarcasmo...) Quando chegar o inverno, ele vai estar quentinho comendo em sua toca, e vcs otários vão estar passando fome e frio do lado de fora, rá rá rá.
"Mas ele está certo!" talvez vc tenha dito. Vc leu Lafontaine, e quando criança aprendeu direitinho que temos de guardar para nos abrigar do frio, da fome e da dor... Não deixa de ser uma verdade, vamos, até eu admito. E uma qualidade de Touro: de todos os signos, ele é o último a cair. Ai de quem se bate contra Touro, pois bate contra rocha sólida, imovível, inarredável, algo como o Blob da Irmandade de Mutantes.
Só que ele também não sabe levantar depois que, eventualmente, acaba caindo; e nem só de certezas é feita a vida, e quando a sorte e a fortuna eventualmente batem a porta da casa de Touro ele não ouve (antes que eu me esqueça: "se você passar na casa de um tal de Lafontaine, manda ele pra putaqueopariu! Putaqueopariu! Putaqueopariu!"), e mesmo que ouvisse, ficaria desconfiado e não deixaria sua casa quentinha e confortável por nada nesse mundo, pois ele julga já ter tudo que precisa. Fazeroque?
Bom, sei lá, vou tentar falar bem de Touro agora. Ah, sim: signo da beleza. É, realmente, aí Touro leva vantagem, pois não só é signo do corpo humano, em sua forma mais perfeita, simétrica, voluptuosa, etc., mas é regido pela formosa Vênus. Como consequência, é também signo da sensualidade, da volúpia, do desejo - mesmo sexual. "Ué, mas o signo do sexo não era Escorpião?" E continua sendo, veja bem: sexo não é sensualidade e, como são opostos/complementares, vc não podia esperar outra coisa de Touro que não ser a encarnação do desejo que alimenta Escorpião. Sem o desejo, o gosto, a vitalidade e a luxúria, atributos Taurinos, de nada vale o ímpeto Escorpiano em busca da "pequena morte". Da mesma forma, Touro é incapaz de se satisfazer enquanto não compreende a dor, a intensidade e a transcendência que Escorpião traz, simbolizados pelo ato sexual - um é a superfície, o outro as profundezas. Em outras palavras, Touro pode ser o rei das aparências, mas na hora do vamos ver não sabe bem do que se trata - Ah, droga, eu não consigo evitar! Não pessoal, é sério, não é por aí não, eu estou sacaneando o pobre Touro... existe um eixo de sexo-sensualidade que abrange ambos os signos. Eles são complementares: um fica com o lado bobo, outro com o da sacanagem propriamente dita, que é o que interessa - aaaaah fiz de novo!
Não preciso nem repetir que o oposto de Touro é Escorpião, a essa altura vcs já entenderam e inclusive sabem o porquê, mas eu vou evidenciar. Se Touro é vida, estabilidade, conforto, prazer, Escorpião é morte, instabilidade, sofrimento e dor. Onde Touro é certeza, Escorpião é duvidoso. Se Touro é verdadeiro e fiel, Escorpião é venenoso, trapaceiro e destrutivo, especialmente com os taurinos que tanto prezam o que tem. Nisso aparece a figura do Trickster, tão insistentemente retomada por Jung (que também surge um pouco em Gêmeos x Sagitário): os deuses cruelmente brincalhões que destróem as coisas por prazer, ou talvez apenas para mostrar que, no fundo, nada é duradouro, e assim desfazer a ilusão de Touro. Eis aí uma oposição clássica de honradez e trapaça, certeza e incerteza; lembrem-se de Heimdall e Loki - ao contrário do que é mostrado nas historinhas da Marvel, Loki não dava tanta bola pra Thor e vice-versa; o guardião da ponte Arco-Íris é que era seu principal alvo, por ser tão sério, simples e honrado. Também sempre me vem a mente uma série de reflexos modernos desse mito - He-Man e Esqueleto o mais fácil deles (e sinceramente, eu sei que o He-Man ganhava sempre e tal, mas o grande barato da série era o esqueleto). Também citaria Batman e o Coringa, se a linha que divide os dois não fosse tão estreita quanto Alan Moore mostrou. Acho que aki consigo, realmente, falar bem de Touro: ele está sempre lá, é um dos tipos mais confiáveis que existem, sempre cumpre com o que diz, nunca te passa a perna, e, muito mais comumente do que se pensa, fica sempre feliz em compartilhar da riqueza que, invariavelmente, sob mil formas diferentes, acumula.(é, acho que consegui) Verdade, não posso dizer que Touro sozinho faz bons amigos - pq a amizade é coisa de Aquário, com quem Touro não se dá, e veremos isso mais tarde - mas basta alguma ajudinha aki e ali pra que isso seja possível.
Por fim, cabe colocar aki sobre a tipicidade de Touro - que, óbvio, é fixa. Dã. Touro mantém o que Áries criou, e como signo da vida mostra uma perspectiva que tende ao infinito: a vida, a terra, a matéria, aconteça o que acontecer, vai estar sempre aki. Aliado ao seu elemento Terra, isto também configura Touro como o provável signo mais teimoso do zodíaco, rivalizado apenas por, quem sabe, Sagitário e os demais fixos - com os quais pode formar combinações que beiram o insuportavelmente teimoso.
Pra matar, uma tabela de relações, desta vez em estilo Vampiro, A Máscara:
PS: cometi um deslize imperdoável no meu "ensaio" sobre Áries, onde coloquei Peixes com uma certa irrelevância. Mentira! Peixes é o famoso inferno astral de Áries, o "carma ruim", o passado que gerou um vício e precisa ser consertado. Assim, a inatividade de Peixes é a herança que o hiperativo Áries tenta remediar; não é que eles se odeiem, se amem, nada disso, só que um exige grande sacrifício do outro. No caso, Áries sofre por ter de ficar carregando Peixes nas costas.- Áries: é uma porcaria sempre termos que cuidar das coisas que eles começam e deixam inacabadas.
- Gêmeos: pode-se conviver com eles, contanto que os mantenha à distância segura, pois não se pode confiar muito na laia.
- Câncer: Ah, sim, estes são ótimos companheiros. Eles lhe providenciarão um lar afetuoso e muita criatividade, se você estiver lá para lhes dar uma força - sensíveis demais, por outro lado.
- Leão: iconoclastas malditos, acham que o universo todo não passa de um espelho para suas vaidades. Ainda os verei passando frio e fome por aí.
- Virgem: Boa gente, sabem construir como ninguém, e sempre nos ajudam com suas idéias.
- Libra: . Como pode uma privação dar prazer? De que vale algo estúpido como sofisticação, ou moda? Futilidades esdrúxulas desse bando de tolos!
- Escorpião: de todos, esta raça é a mais desprezível, traiçoeira e enganadora. Estes vilões são incapazes de fazer algo que não seja atrapalhar a vida alheia; desprezo-os acima de todas as coisas.
- Sagitário: Enquanto eu trabalho, estes cretinos tentam viver de filosofar e fazer piadas. O dia que essa bobajada puser pão na mesa, talvez eu mude de idéia.
- Capricórnio: Líderes maravilhosos! Pode-se confiar neles com os olhos vendados, e eu os seguiria até os portões do inferno, se necessário fosse!
- Aquário: Leis invisíveis? Ideais intelectuais? compartilhar o que possuímos??? Nunca ouvi tanta besteira!
- Peixes: Quanta imaginação, quanta vida eles possuem! Pena que tão frequentemente não praticam os dons que possuem...
posted by Heitor 1:43 AM
Atualizado quando eu quero e foda-se!
----------------
APOIO:
-----------------
LINKS
Outros Blogs:
O Blog do Lendário Rufus (R. Balbi)
Catarse Virtual (Sabrina)
Leis de Murphy (Carregal)
Blahg! (Raposo)
Onofre Gusmão Comenta (Onofre)
Pop The Cherry (Taty)
Paebolizando com o Miurráuse (Miurráuse)
Bobeatus Fostes... (Alex)
Refresco de Tamarindo (Fábio)
Só Porque Sim (Juliana)
Grupos:
Outros:
The Official Counter-Strike Homepage
Bem-vindos! O blog mudou de hospedeiro, mudou de cara, largando aquela coisa de template temático, mas continua a mesma parada tosca.
BONILHA BLOG não é um projeto, não é uma experiência, é apenas um lugar onde posso escrever publicamente o que quer que ache interessante, para quem quer que ache interessante poder ler.
QUEM É VOCÊ?
Heitor Coelho, na casa dos vinte, atualmente no limbo entre bacharelado e advocacia, magalômano, ponto focal de convergência de interesses esdrúxulos, frequentemente confundido com Hector Bonilla, acredita em dialética, astrologia e robôs gigantes.
Se você tem algum comentário sobre esse blog, ou encontrou algum erro, link defeituoso, etc., por favor mande-me um mail
BREVE:
Xenosaga: Episode 2! Haradrynn! Tao 2! E mais referências pseudo-intelectuais do que você poderia contar nos dedos!
CONTOS DO BONILHA!
PS: Parei com aquela porcaria de legenda, aquilo dava muito trabalho...
CONTOS:
"APRENDIZ DE FEITICEIRO"- este é dos velhos. Magos infestam um futuro apocalíptico(q, aliás, já passou;-)).
"O ARNALDO É LOUCO" - crônica escolar, sobre meu antigo professor de matemática.
"OS DIAS NEGROS DE KRYNN" - ainda mais velho, meu primeiríssimo. D&D puro, se vc num gosta, fique longe.
"DEZ REALIDADES" - coletânea de dez pequenos contos ligeiramente interligados.
"DESCRENÇA EM 6° CÍRCULO" - menos D&D q Dias Negros, mas muito maior. Velhos companheiros de aventura reencontram-se, agora como inimigos.
"É, MAURÍCIO..." - o trágico fim de Maurício Razi?
"A TERRA DA DEUSA FURIOSA" - uma expedição rumo ao desconhecido e um final inusitado.
"NÉVOA PRATEADA" - a sequência de "Aprendiz de Feiticeiro".
"MOLHADO" - um assento de Ônibus molhado e muita realidade consensual.
"MATRIZ" - pequena sequência de estórias passando-se na Casa da Matriz, aki no Rio.(antes q vc pergunte, com personagens fictícios)
"RANDÔMICOS" - a origem de Gericault, andarilho dos olhos prateados, e um breve debate sobre Destino, Acaso e Morte.
"KÉRAMUS E O POTE DE VENTO" - a história do mago mais poderoso de Heshna, e de como ele consegiu encher um pote com vento.
"JUSTIÇA" - conto policial com Shade, um detetive levemente amargo.
"MUUNAITE III, DE PARTI" - 2 amigas batem um papinho na festa mais boyplay da cidade.
"TAO, O NOME" - conheça TAO, o maior jogador de videogame de todos os tempos.
"O SONHO DE TAKASHI" - o primeiro conto lodista! Pode Takashi lembrar-se de seu sonho e sua idéia ao mesmo tempo?
"PISANDRO" - um professor de História relembra sua juventude, seu amor perdido, e suas desavenças com Deus e o Destino.
"O EVANGELHO SEGUNDO K. C." - dois senhores discutem música e religião num futuro próximo. Bom, não tanto.
"NADA DEMAIS" - Nada demais mesmo. Juro.
"TAO - POR QUE LUTAR" - Tao, o rei dos games, revela algo do seu passado, e de como começou a jogar sério.
"BRINQUEDOS" - Os brinquedos de Joãozinho eram especiais: podiam falar e até mesmo brincar sozinhos! Ou será que eles estavam trabalhando?