quinta-feira, outubro 16, 2003

 
VALEU TORYIAMA!

Ontem comprei o último número de Dragon Ball.

Vc pode dizer o q quiser de ruim de DB (e DBZ; vale constar q, no mangá original, oficialmente, essa diferença de fases não existe, ainda q na edição brasileira ela tenha sido feita), eu provavelmente vou concordar. É bobo, o roteiro não tem um pingo de coerência, o character design na maior parte do tempo é ridículo, especialmente nos vilões... E não vou saber te dizer pq afinal eu gosto desse troço. Eu não sei mesmo. Acho q gosto do jeito como as lutas são conduzidas - DB tem toda uma estética de luta própria q é realmente legal, apesar de mesmo ao longo da série ter se tornado batida; gosto do jeitão for fun de DBZ e, é claro, tem o apelo da megalomania, ou melhor, das duas coisas juntas: em DB explodir a Lua, um planeta, etc., não só é normal como inconsequente.

Mas nada disso é o q eu estou querendo falar de fato. Pq acho q um dos maiores méritos de DB é q ele começou, evoluiu - muito - e.... acabou. Ele evoluiu de uma busca pelas esferas à saga de Goku e do sangue sayiajin. Qdo começou, Goku tinha 11 anos. Treinou artes marciais durante anos com Kamesennin, cresceu, massacrou o Red Ribbon, treinou com Karin, cresceu mais, lutou com TenshinHan e Piccolo, treinou com Kami-Sama, virou adulto, lutou com Piccolo de novo, casou, teve um filho, morreu, foi treinar com Kaioh no outro mundo, seu filho treinou com Piccolo, ressuscitou, lutou com Vegeta, foi pra Namek, lutou com Freeza, ficou alguns anos no espaço, voltou, viu o filho de Vegeta vir do futuro e matar Freeza, treinou seu filho, quase morreu de um ataque cardíaco, treinou seu filho mais um pouco, engravidou a mulher outra vez e morreu de novo, seu filho ultrapassou seus poderes, depois cresceu até virar adulto, arranjar uma namorada, aí Goku desceu à Terra, voltou pro céu, ressucitou de novo em definitivo na luta com Boo, Boo explodiu a Terra, Gooku escapou, matou-o, seu outro filho cresce, o filho de Vegeta cresce, o primeiro filho casa e lhe dá um neta... enfim, passam-se quase 40 anos de estória até o multi-verso ser salvo em definitivo.

Como nas comics americanas, o grupo de personagens principais muda o tempo todo, mas diferente deles, o tempo passa, e isso é visível pq os personagens centrais tbm mudam substancialmente. Vc vê o super-homem de hj, apesar de toda a modernosice, em q ele é diferente do super-homem de 39? E mesmo personagens q mudaram nesse meio tempo, como o Batman, sofreram apenas uma mudança estética - como se sempre tivessem sido assim. Eles não sofreram uma mudança dentro do contexto da estória. As editoras, ou os autores, se peidam de medo de mudar um personagem q faz sucesso do jeito q está; se Goku fosse astro de uma HQ americana, seria um moleque de 12 anos até hj, do mesmo jeito q o Tim Hunter ainda é.

Por mais q o roteiro de Akira Toryiama seja incoerente, ele conseguiu fazer uma coisa q só os monstros do HQ conseguem fazer: seu personagem cresceu. No início da série, nos foi prometido que Goku tinha potencial para ser o maior lutador de artes marciais de todos, e ele foi. Qdo Gohan surge, nos é dito q um dia seu poder oculto se revelaria, e isto tbm acontece. Kuririn passa o mangá todo querendo arranjar uma moça bonita pra casar, até q consegue, tem uma filha e abandona o campo de batalha. Os personagens alcançam maturidade ao longo da estória, ao contrário de tantos incontáveis novos heróis q permanecem moleques para sempre ou q, qdo crescem, apesar da promessa de q substituiriam seus antecessores, nunca o fazem? Sempre me lembro dos X-Men e dos Novos Mutantes qdo penso nisso.

Verdade q isso se deve tbm ao mercado editorial dos mangás japoneses, q, ao contrário do americano, tem uma tradição de alternância de personagens. Mas mesmo lá, nenhuma saga das HQs alcança o vulto de DB, q durou uma década; e mesmo nos desenhos animados, apenas Gundam e Robotech, q não são obra de um autor só, conseguem ultrapassá-lo. A proeza de Toryiama é sem paralelo, e isso, pelo menos, ninguém pode negar.

Por isso fico feliz de ter todos meus 83 números e todas minhas 8.400 páginas. Esta foi a primeira vez q pude sentar no chão após arrumar uma série tão gde de revistas e dizer: acabei minha coleção. Caramba.
posted by Heitor 8:32 PM

terça-feira, outubro 14, 2003

 
Atualizei o Carrasco de Órion hoje, desta vez com bem mais texto. Estou mantendo a frequência semanal e isto pelo menos já me faz feliz.
posted by Heitor 1:15 AM

 

"Eu esperei uma eternidade por isso... atualizaram o bonilha!"

archives

Atualizado quando eu quero e foda-se!

----------------

APOIO:

Gundam

A Lei do Longe

Autobots

Júpiter

Pinga: marca genérica

Tróia

-----------------

LINKS

alguém devia proibir esse tipo de trocadilho idiota.

Outros Blogs:

O Blog do Lendário Rufus (R. Balbi)

Catarse Virtual (Sabrina)

Leis de Murphy (Carregal)

Blahg! (Raposo)

Onofre Gusmão Comenta (Onofre)

Pop The Cherry (Taty)

Paebolizando com o Miurráuse (Miurráuse)

Bobeatus Fostes... (Alex)

Refresco de Tamarindo (Fábio)

Só Porque Sim (Juliana)

Grupos:

Olha, parece até a seleção autobot de futebol.

Homepage do Movimento Lodista

O Quartel General

Nerdz

Aliança Transformers Brasil

Xenogears: God and Mind

Zenosaga.com

Final Fantasy Online

Outros:

"Urgh! Arte!"

Encyclopedia Mythica

GameFAQs

Grosseria

The Official Counter-Strike Homepage

The Glenn Perry and AAP HP

The Mountain Astrologist

 

Nem todo mundo pode parecer sinistro. A maioria fica apenas... ridícula.

Bem-vindos! O blog mudou de hospedeiro, mudou de cara, largando aquela coisa de template temático, mas continua a mesma parada tosca.

BONILHA BLOG não é um projeto, não é uma experiência, é apenas um lugar onde posso escrever publicamente o que quer que ache interessante, para quem quer que ache interessante poder ler.

 

QUEM É VOCÊ?

Heitor Coelho, na casa dos vinte, atualmente no limbo entre bacharelado e advocacia, magalômano, ponto focal de convergência de interesses esdrúxulos, frequentemente confundido com Hector Bonilla, acredita em dialética, astrologia e robôs gigantes.

Se você tem algum comentário sobre esse blog, ou encontrou algum erro, link defeituoso, etc., por favor mande-me um mail

BREVE:

Xenosaga: Episode 2! Haradrynn! Tao 2! E mais referências pseudo-intelectuais do que você poderia contar nos dedos!

CONTOS DO BONILHA!

O velho Kryptus parece meio cansado... já faz 8 anos q ele estreou um conto meu.

Para você ler online, ou baixar para ler no seu computador. Um estoque permanente de toda minha "extensa" obra literária!

PS: Parei com aquela porcaria de legenda, aquilo dava muito trabalho...

CONTOS:

"APRENDIZ DE FEITICEIRO"- este é dos velhos. Magos infestam um futuro apocalíptico(q, aliás, já passou;-)).

"O ARNALDO É LOUCO" - crônica escolar, sobre meu antigo professor de matemática.

"OS DIAS NEGROS DE KRYNN" - ainda mais velho, meu primeiríssimo. D&D puro, se vc num gosta, fique longe.

"DEZ REALIDADES" - coletânea de dez pequenos contos ligeiramente interligados.

"DESCRENÇA EM 6° CÍRCULO" - menos D&D q Dias Negros, mas muito maior. Velhos companheiros de aventura reencontram-se, agora como inimigos.

"É, MAURÍCIO..." - o trágico fim de Maurício Razi?

"A TERRA DA DEUSA FURIOSA" - uma expedição rumo ao desconhecido e um final inusitado.

"NÉVOA PRATEADA" - a sequência de "Aprendiz de Feiticeiro".

"MOLHADO" - um assento de Ônibus molhado e muita realidade consensual.

"MATRIZ" - pequena sequência de estórias passando-se na Casa da Matriz, aki no Rio.(antes q vc pergunte, com personagens fictícios)

"RANDÔMICOS" - a origem de Gericault, andarilho dos olhos prateados, e um breve debate sobre Destino, Acaso e Morte.

"KÉRAMUS E O POTE DE VENTO" - a história do mago mais poderoso de Heshna, e de como ele consegiu encher um pote com vento.

"JUSTIÇA" - conto policial com Shade, um detetive levemente amargo.

"MUUNAITE III, DE PARTI" - 2 amigas batem um papinho na festa mais boyplay da cidade.

"TAO, O NOME" - conheça TAO, o maior jogador de videogame de todos os tempos.

"O SONHO DE TAKASHI" - o primeiro conto lodista! Pode Takashi lembrar-se de seu sonho e sua idéia ao mesmo tempo?

"PISANDRO" - um professor de História relembra sua juventude, seu amor perdido, e suas desavenças com Deus e o Destino.

"O EVANGELHO SEGUNDO K. C." - dois senhores discutem música e religião num futuro próximo. Bom, não tanto.

"NADA DEMAIS" - Nada demais mesmo. Juro.

"TAO - POR QUE LUTAR" - Tao, o rei dos games, revela algo do seu passado, e de como começou a jogar sério.

"BRINQUEDOS" - Os brinquedos de Joãozinho eram especiais: podiam falar e até mesmo brincar sozinhos! Ou será que eles estavam trabalhando?