sexta-feira, maio 28, 2004

 
Esta é só pra avisar que os links pros contos, aki embaixo à esquerda, estavam mesmo defeituosos e foram (pelo menos pelo q vejo daki) consertados. Espero q estejam funcionando direitinho agora; e meus muito obrigado pro pessoal que me avisou a respeito.
posted by Heitor 5:58 PM
quinta-feira, maio 27, 2004

 
Mais uma coisinha de Haradrynn (meu mundo fantástico-medieval de estimação)... estou gostando de fazer essas estorinhas dele, mas não é sempre que sai alguma coisa:

* * *

Quando analisou a estatueta com os dragões, Gaspar pareceu lembrar alguma coisa a respeito. Mais tarde, durante a viagem para Dinar, quando perguntado por Mescalina, ele contou uma estória que tinha ouvido de um ex-sacerdote em Vaierna:

Há muito tempo atrás, quando Haradrynn ainda era jovem, as terras tinham outra forma e o Império a todas cobria, e todos respeitavam e louvavam a Lothar, houve um sacerdote, cujo nome se perdeu com o tempo, que em sonhos recebeu de Deus a missão de viajar para o oeste. Ele foi o primeiro Paladino, o primeiro guerreiro a receber as revelações diretamente dos deuses - ou pelo menos assim me foi dito.

Ele deixou, sem saber, um filho no ventre de sua mulher. Ela era filha de pescadores, e morava sozinha numa casa à beira-mar, visitada pelos pais e pelos tios algumas vezes. Não se sentia sozinha, pois naquele tempo seu povo ainda sabia conversar com os animais, e ela falava muito com as criaturas do mar e da areia, principalmente as conchas, que contém espíritos do vento, suas melhores amigas. Por isso, no dia do parto, quando a criança ficou presa em seu ventre, ela estava só, e nenhuma das criaturas do mar e da areia sabiam o que fazer ou como ajudá-la. Ainda assim as conchas sussurraram-lhe que tudo ficaria bem, pois o céu enviava ajuda.

Foi assim que, pouco depois, uma linda jovem de longos cabelos dourados surgiu na cabana.

"Sua criança não sai," disse ela, "porque tem os olhos voltados para o céu e não quer pôr a cabeça na terra, nem quer ver o sangue derramar. Vira-te que ele sai."

E assim ela fez, e assim Mythotin, amigo dos dragões, veio ao mundo. Porque os dragões vieram à sua tenda quando ele tinha acabado de nascer, pela primeira vez eles pisaram em Heshna, e lhe trouxeram lembranças de seu pai, que tinham conhecido no além-mar; traziam também conhecimento imenso que, por muitos e muitos anos, compartilharam com o povo da época, que era imortal.

Quando Mythotin já era um homem, o dragão a quem chamavam de Drearod (o relêmpago celeste), seu grande amigo, em seu vigésimo primeiro aniversário, lhe deu de presente uma pequena estatueta, com a forma de quatro cabeças de dragão, voltada cada uma para uma direção, e colorida de maneira diferente.

"A cabeça azulada, da cor dos oceanos, dos rios, dos mares e dos relâmpagos - que os relâmpagos só parecem de outra cor para olhos mortais como os teus - aponta para o Sul, para onde correm os rios. A branca, da cor da neve, da luas - ao menos agora - e das vestes dos magos, para o Norte, terra do frio. A vermelha, que é o fogo, a brasa e o sangue, da cor do céu no poente, vira-se para o Leste, onde o sol descansa ao fim de seu percurso. E a amarelada (aqui, observa Gaspar, alguns diriam dourada), que muito mais que ouro e riquezas, é o sol e a luz que cobre os céus, é o Oeste do sol nascente, o Oeste, da Revelação, Oeste que nos enviou, reino dos deuses e da bonança."

"Pois vinde, pequenino. Saiba que sempre que tu ergueres esta estátua e tiveres, a face azul voltada para o sul, a branca para o norte, a vermelha para o leste e a amarela para oeste, aos dragões, teus amigos, poderás imediatamente encontrar."

(Nota: Em Haradrynn chama-se de pólo sul o pólo para onde as correntes eletromagnéticas convertem, isto é, para onde as bússolas apontam, o que nós chamamos de pólo norte. Assim, para eles, o oeste é onde o sol nasce, e o leste, onde o sol se põe.)

Mas Mythotin passou a maior parte da vida junto aos dragões, e só precisou da estatueta quando a guerra eclodiu. E ele sempre soube que ela viria: isto lhe foi dito num sonho. "Quando a Lua pintar-se de sangue e os filhos abandonarem suas mães, a fúria dos deuses cairá sobre os povos." E assim foi que, mesmo sabendo o que aconteceria, Mythotin deixou o lar para conhecer o mundo ao lado de Drearod, e a Lua, perfurada pela lâmina do jovem e amaldiçoado Ethos, pintou-se de sangue, e a guerra chegou a Lethros.

Foi por saber de antemão da batalha, como costumava saber de antemão tudo, que Mythotin, mesmo amando seus amigos dragões, os enfrentou nos tempos de guerra, ao lado de Ethos e dos outros 10 heróis, portando a Espada da Revelação, e vindo inclusive a matar Drearod - uma história que eu teria prazer em contar, mas confesso ainda não ter ouvido em detalhe suficiente. Dizem que ele sabia sempre onde os dragões se encontravam, e a quem buscavam alvejar com suas garras; que podia comandar cem homens como se fossem um só, e que enxergava como se tivesse olhos nas costas; nenhuma miragem enganava seus olhos, nenhum golpe tocava sua pele, e nenhum homem hesitava quando encorajado por sua voz, que era como um trovão.

Foi ele quem revelou a Ethos a direção do reino celeste, lar dos dragões, e quem lhe preveniu de que a desgraça aguardava quem cruzasse o oceano; por isso não o acompanhou e aos outros, ficando na terra firme, fitando o céu, enquanto aguardava a vinda dos Quatro Reis. Uns dizem que ele tentou impedi-los, mesmo sabendo que inevitavelmente falharia; outros, que tudo que fez foi pedir desculpas pelo sangue derramado, e agradecer aos céus pela vida que vivera.

Era exatamente como esta tua estatueta, Mescalina, minha jovem, a que ele portava. "Darekon", era como o chamavam: aquele que busca Dragões. E eu contaria mais sobre ele, seus feitos junto aos demais heróis, e sobre outros que, dizem por aí, viram ou tiveram estatuetas assim e, como ele, buscaram dragões. Mas a Lua Branca já vai alta no céu, e é tempo de repousarmos bem, se quisermos amanhã chegar mesmo a Dinar.
posted by Heitor 2:20 AM

 

"Eu esperei uma eternidade por isso... atualizaram o bonilha!"

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Nem todo mundo pode parecer sinistro. A maioria fica apenas... ridícula.

Bem-vindos! O blog mudou de hospedeiro, mudou de cara, largando aquela coisa de template temático, mas continua a mesma parada tosca.

BONILHA BLOG não é um projeto, não é uma experiência, é apenas um lugar onde posso escrever publicamente o que quer que ache interessante, para quem quer que ache interessante poder ler.

 

QUEM É VOCÊ?

Heitor Coelho, na casa dos vinte, atualmente no limbo entre bacharelado e advocacia, magalômano, ponto focal de convergência de interesses esdrúxulos, frequentemente confundido com Hector Bonilla, acredita em dialética, astrologia e robôs gigantes.

Se você tem algum comentário sobre esse blog, ou encontrou algum erro, link defeituoso, etc., por favor mande-me um mail

BREVE:

Xenosaga: Episode 2! Haradrynn! Tao 2! E mais referências pseudo-intelectuais do que você poderia contar nos dedos!

CONTOS DO BONILHA!

O velho Kryptus parece meio cansado... já faz 8 anos q ele estreou um conto meu.

Para você ler online, ou baixar para ler no seu computador. Um estoque permanente de toda minha "extensa" obra literária!

PS: Parei com aquela porcaria de legenda, aquilo dava muito trabalho...

CONTOS:

"APRENDIZ DE FEITICEIRO"- este é dos velhos. Magos infestam um futuro apocalíptico(q, aliás, já passou;-)).

"O ARNALDO É LOUCO" - crônica escolar, sobre meu antigo professor de matemática.

"OS DIAS NEGROS DE KRYNN" - ainda mais velho, meu primeiríssimo. D&D puro, se vc num gosta, fique longe.

"DEZ REALIDADES" - coletânea de dez pequenos contos ligeiramente interligados.

"DESCRENÇA EM 6° CÍRCULO" - menos D&D q Dias Negros, mas muito maior. Velhos companheiros de aventura reencontram-se, agora como inimigos.

"É, MAURÍCIO..." - o trágico fim de Maurício Razi?

"A TERRA DA DEUSA FURIOSA" - uma expedição rumo ao desconhecido e um final inusitado.

"NÉVOA PRATEADA" - a sequência de "Aprendiz de Feiticeiro".

"MOLHADO" - um assento de Ônibus molhado e muita realidade consensual.

"MATRIZ" - pequena sequência de estórias passando-se na Casa da Matriz, aki no Rio.(antes q vc pergunte, com personagens fictícios)

"RANDÔMICOS" - a origem de Gericault, andarilho dos olhos prateados, e um breve debate sobre Destino, Acaso e Morte.

"KÉRAMUS E O POTE DE VENTO" - a história do mago mais poderoso de Heshna, e de como ele consegiu encher um pote com vento.

"JUSTIÇA" - conto policial com Shade, um detetive levemente amargo.

"MUUNAITE III, DE PARTI" - 2 amigas batem um papinho na festa mais boyplay da cidade.

"TAO, O NOME" - conheça TAO, o maior jogador de videogame de todos os tempos.

"O SONHO DE TAKASHI" - o primeiro conto lodista! Pode Takashi lembrar-se de seu sonho e sua idéia ao mesmo tempo?

"PISANDRO" - um professor de História relembra sua juventude, seu amor perdido, e suas desavenças com Deus e o Destino.

"O EVANGELHO SEGUNDO K. C." - dois senhores discutem música e religião num futuro próximo. Bom, não tanto.

"NADA DEMAIS" - Nada demais mesmo. Juro.

"TAO - POR QUE LUTAR" - Tao, o rei dos games, revela algo do seu passado, e de como começou a jogar sério.

"BRINQUEDOS" - Os brinquedos de Joãozinho eram especiais: podiam falar e até mesmo brincar sozinhos! Ou será que eles estavam trabalhando?